terça-feira, 20 de outubro de 2009

dissertação

O Que é uma Heresia?     dissertação
É toda doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias às da Palavra de Deus. (Gálatas 5.20; I Coríntios 11.9; II Pedro 2.1). No estudo de heresiologia (tratado sobre as heresias) procuramos apresentar uma descrição sintética das principais religiões e seitas, dando uma noção geral da história, literatura, doutrinas e outros conhecimentos que as caracterizam refutando-as com as verdades imbatíveis das Escrituras Sagradas.
Muitos cristãos julgam desnecessário o estudo dessa matéria, afirmando que não nos interessa estudar heresias, mas apenas a Palavra de Deus. Sem querer criticar os que pensam assim, dentre muitos outros motivos, julgamos os seguintes, suficientes para nos levarem a estudar as religiões e seitas falsas. O seu estudo:
  • Nos capacita a combatê-las. O apóstolo Paulo conhecia as falsas doutrinas e foi um árduo lutador no seu combate. Precisamos conhecer o inimigo que vamos enfrentar. Quanto mais conhecermos suas táticas e sua natureza, mais teremos possibilidades de vencê-lo. "Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue Evangelho que vá além do que temos pregado, seja anátema." (Gálatas 1.8)
  • Nos auxilia na evangelização. Não sabemos quais os tipos de pessoas que vamos encontrar quando pregamos o Evangelho. Conhecendo seu credo e suas doutrinas, teremos maior facilidade para falar do Amor de Deus. E necessário que o cristão conheça a verdade para combater a mentira, daí dizer que além do conhecimento das seitas falsas o cristão deve possuir um bom conhecimento da Bíblia, a Palavra de Deus. (II Coríntios 2.12,13; Filipenses 1.9; I Tessalonicenses 5.21,22; 1 João 4.1)
  • Aumenta nossa fé. Quando nos deparamos com as doutrinas das falsas seitas, na maioria das vezes ridículas e sem fundamento, temos mais segurança naquilo em que temos crido, daí podermos dizer como Paulo: "...porque sei em Quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." (II Timóteo 1.12)
  • Aumenta nossa responsabilidade. O cristão é individualmente responsável pela busca do conhecimento da verdade e pelo combate à mentira. Ser contrário ao erro e à mentira sem vestir a armadura da verdade é falta de responsabilidade cristã. "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça... tomai também o capacete da salvação e a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus . . ." (Efésio

Nenhum comentário: