terça-feira, 20 de outubro de 2009

dissertação

O Que é uma Heresia?     dissertação
É toda doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias às da Palavra de Deus. (Gálatas 5.20; I Coríntios 11.9; II Pedro 2.1). No estudo de heresiologia (tratado sobre as heresias) procuramos apresentar uma descrição sintética das principais religiões e seitas, dando uma noção geral da história, literatura, doutrinas e outros conhecimentos que as caracterizam refutando-as com as verdades imbatíveis das Escrituras Sagradas.
Muitos cristãos julgam desnecessário o estudo dessa matéria, afirmando que não nos interessa estudar heresias, mas apenas a Palavra de Deus. Sem querer criticar os que pensam assim, dentre muitos outros motivos, julgamos os seguintes, suficientes para nos levarem a estudar as religiões e seitas falsas. O seu estudo:
  • Nos capacita a combatê-las. O apóstolo Paulo conhecia as falsas doutrinas e foi um árduo lutador no seu combate. Precisamos conhecer o inimigo que vamos enfrentar. Quanto mais conhecermos suas táticas e sua natureza, mais teremos possibilidades de vencê-lo. "Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue Evangelho que vá além do que temos pregado, seja anátema." (Gálatas 1.8)
  • Nos auxilia na evangelização. Não sabemos quais os tipos de pessoas que vamos encontrar quando pregamos o Evangelho. Conhecendo seu credo e suas doutrinas, teremos maior facilidade para falar do Amor de Deus. E necessário que o cristão conheça a verdade para combater a mentira, daí dizer que além do conhecimento das seitas falsas o cristão deve possuir um bom conhecimento da Bíblia, a Palavra de Deus. (II Coríntios 2.12,13; Filipenses 1.9; I Tessalonicenses 5.21,22; 1 João 4.1)
  • Aumenta nossa fé. Quando nos deparamos com as doutrinas das falsas seitas, na maioria das vezes ridículas e sem fundamento, temos mais segurança naquilo em que temos crido, daí podermos dizer como Paulo: "...porque sei em Quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." (II Timóteo 1.12)
  • Aumenta nossa responsabilidade. O cristão é individualmente responsável pela busca do conhecimento da verdade e pelo combate à mentira. Ser contrário ao erro e à mentira sem vestir a armadura da verdade é falta de responsabilidade cristã. "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça... tomai também o capacete da salvação e a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus . . ." (Efésio

TEMA

TEMA.
AS HERESIAS SÃO PRATICADAS PELAS PESSOAS QUE A DESCONHECE.PORQUE?
QUAL O MOTIVO DA DESINFORMAÇÃO NESSA ÁREA.NA SUA TOTALIDADE OS PRATICANTES DE RELIGIOSIDADE SÃO HERESES?
COMO COADUNAM AS ESCRITURAS COM SUAS HERESIAS.LAMENTÁVEL, NO ENTANTO QUE OS CRISTÃOS,NÃO SABEM CONFRONTÁ-LOS.FALTA-LHE O QUE?
NAS IGREJAS HÁ UMA GRANDE PARTICIPAÇÃO ÁS REUNIÕES,MAS PARECEM NÃO
APREDEREM NADA.O QUE ACONTECE LA?
NO SÉCULO PRESENTE,IGREJAS REPLETAS DE TEÓLOGOS,DOUTORES,MESTRES,PROFESSORES,EDUCADORES NO CAMPO TELÓGICO.AONDE ESTÁ TODO ESSE SABER,SE OS MEMBROS NADA SABÉM EM
SUA MAIORIA.
O NÃO APREDIZADO É CULPA DO MESTRE E NAO DO ALUNO,SE É O MESTRE QUE O MOLDA.
PAULO FREIRE O GRANDE EDUCADOR DAS NOSSAS UNIVERSIDADES.PODERIA FAZER TAL COLOCAÇÃO DESSA MESMA MANEIRA.
QUAL A MELHOR DIDÁTICA DO APRENDIZADO. EM QUESTÕES TEOLÓGICAS NÃO
HÁ DIFERENCIAL?
O GRANDE PROBLEMA EM NOSSAS IGREJA AO APRENDIZADO SÃO DOIS:
1 O PASTOR ENSINA COMO PASTOR E NÃO QUER ENSINAR ENQUANTO TEÓLOGO.
2 OS MEMBROS NÃO QUEREM APRENDER ENQUANTO ALUNOS E SIM COMO PREGADORES.
PORISSO VIEMOS TRAZER ESSE COMPENDIO DE MATÉRIA.
A HERESIA NÃO TRATA O RELIGIOSO E SIM A RELIGIOSIDADE QUE O CONSOME.

RELIGIOSIDADES

A Religião é um processo relacional desenvolvido entre o Homem e os poderes por ele considerados sobre humanos, no qual se estabelece uma dependência ou uma relação de dependência. Essa relação se expressa através de emoções como confiança e medo, através de conceitos como moral e ética, e finalmente através de ações (cultos ou atividades pré estabelecidas, ritos ou reuniões solenes e festividades). A Religião é a expressão de que a consciência humana registra a sua relação com o inefável, demonstrando a sua convicção nos poderes que lhes são transcendentes. Esta transcendência é tão forte, que povoa a cultura humana.
A religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas. Precisamos diferir o ser possuidor de religiosidade, do religioso, que é fruto do sistema religioso.